Espalhar a mensagem de Cristo ao som do rock

quinta-feira, 9 de abril de 2009



Espalham o evangelho segundo Jesus Cristo ao ritmo da música rock. A ideia é passar a mensagem à nova geração com uma nova roupagem e adaptada aos tempos modernos. O Centro Vida Abundante de Benavente conta já com uma comunidade de 200 fiéis.

À primeira vista parece um concerto de rock para jovens. Mas é um momento de celebração para os jovens evangélicos do Centro Cristão Vida Abundante de Benavente.

São os membros da comunidade que preparam as músicas, as representações e as apresentações multimédia com base em mensagens do evangelho. No espectáculo, que a igreja leva por vezes fora de portas, o som da música acelera na fase final.

“O Centro Cristão Vida Abundante de Benavente tem um objectivo muito específico que é transmitir a mensagem do evangelho de Jesus Cristo a uma geração contemporânea de uma forma contextualizada”, explica o pastor Francisco Armando, 48 anos, responsável por servir uma comunidade que em Benavente conta já com cerca de 200 fiéis.

Para a jovem Mara Mendes, estudante do 12º ano, 18 anos, residente em Samora Correia, que já chegou a trazer amigas ao espaço e cresceu no seio da comunidade religiosa, liderar um tema é emocionante. Que é como quem diz celebrar a paixão de Cristo através da música. “Estou nesta igreja porque quero, porque gosto e estou apaixonada por Jesus. É por isso que estou aqui”, confessa.

“Aplaudam não para nós, mas por Ele que deu a vida por todos”, avisa uma mulher loura que acaba de cantar um tema religioso “pintado” com sons rock. Na plateia do Centro Cultural de Samora Correia, um espaço animado no domingo pela comunidade evangélica, o público acompanha a música em pé, de braços no ar. Às vezes de olhos cerrados.

Samuel Matias, 38 anos, director comercial de profissão, residente em Marinhais, dá o seu contributo para mais uma tarde de convívio com acordes da guitarra. Na fase de adolescência afastou-se da igreja já frequentada pela mãe, em Moscavide, mas acabou por voltar.

Na hora de perguntar quem precisa de ajuda gera-se algum silêncio. “Não adianta pensar ‘não devia ter casado com aquele homem’ ou ‘nunca deveria ter entrado neste negócio’. O homem ainda não inventou uma máquina do tempo. O que importa é planear o futuro”, diz o pastor Francisco Armando, percorrendo o palco de uma ponta à outra.

O líder, que bebeu influências da Hillsong Church de Londres e Austrália, segue uma linha orientadora que se enquadra na federação de Igrejas Centro Cristão Vida Abundante. Recusa que a forma particular de celebrar Jesus Cristo seja banalizar o sagrado. “A nossa origem é cristã. Natal é Natal para todos os cristãos. Páscoa é Páscoa”, argumenta.

O centro trabalha com a instituição “Desafio Jovem” na ajuda de pessoas com problemas de toxicodependência. Desenvolvem um trabalho de reinserção social, explica o pastor, formado em teologia nos Estados Unidos, a fazer uma licenciatura em sociologia. “Trabalhamos sobretudo numa mudança de paradigma da pessoa com toxicodependência”, resume Francisco Armando que é também técnico de intervenção em toxicodependências.

A igreja reúne em Vale Tripeiro, Benavente, às sextas-feiras às 21h00, e aos domingos, às 10h00. Cada um dá o que pode, explica o pastor, que admite que há membros mais sensibilizados para as necessidades da estrutura. Portas abertas para quem quiser viver a mensagem de Cristo ao som do rock.

0 comentários: